Como Memorizar Palavras Em Inglês – 4 Dicas Extremamente Simples

Devido o alto volume de conteúdo em inglês que temos na internet, fica difícil memorizarmos todas as palavras e informações novas que estudamos.

Isso acontece porque muitas vezes estamos usando técnicas antigas de estudo e que não respeitam nosso estilo individual de aprendizagem.

Por isso, eu quero te mostrar 4 dicas extremamente simples para facilitar a maneira como você memoriza palavras em inglês, e melhor, como você pode memorizar qualquer conteúdo com mais facilidade.

1 – Aprenda Como Você Aprende.

 

Devido ao nosso ensino regular, aprendemos que a única forma (ou pelo menos a mais efetiva) de se aprender algo é através da leitura. O que as pessoas não sabem é que isso não é 100% correto.

Nós temos três canais de aprendizagem: Auditivo, Visual e Cinestésico.

Algumas pessoas tem mais preferência por receber informações através de um desses canais.

Quando recebemos a informação através desses três canais, ou seja, estamos auditivamente, fisicamente (cinestésico) e visualmente envolvidos com o conteúdo a ser aprendido, nós memorizamos as informações com muito mais facilidade.

Por isso, dedique um tempo  para estudar qual o seu estilo de aprendizagem? Por qual canal de aprendizagem você prefere receber as informações que você estuda?

Se você ainda não sabe seu estilo de aprendizagem, tire 5 minutos do seu tempo para fazer o nosso Teste de Estilo de Aprendizagem.

Com certeza, isso mudará toda a sua visão de aprendizado de um novo idioma.

2 – Mímica e Role Model

Parece que quando somos crianças, tudo é mais fácil de se aprender. Isso acontece porque as crianças usam muita mímica e Role Model.

As crianças se espelham nos adultos e imitam eles tanto na fala, como no jeito de se portar (combinam os 3 canais de aprendizagem) e com isso se desenvolvem com mais facilidade.

Role Model (ou Shadow) é um conceito que alinha essa ideia de imitar alguém em prol do seu aprendizado.

Um exercício muito bom para você é escolher uma personalidade que tenha o idioma inglês, como primeiro idioma (ator, atriz, cantor, celebridade, etc), e comece a imitá-lo durante todo o seu processo de aprender inglês.

Imagine que toda palavra nova a se memorizar, você faça como se você fosse esse ator.

Dessa forma você vai combinar o aprendizado através dos seus 3 canais de aprendizado, e consequentemente terá mais facilidade para absorver o novo conteúdo estudado.

Durante todo o meu processo de estudo na Universidade do Inglês, eu sempre me inspirei no Chris Tucker. Tudo o que eu falava em inglês, eu me inspirava nele para falar. Desde o tom da voz, o jeito de andar. Absolutamente tudo, e posso te afirmar que isso me ajudou muito nesse processo!

Por isso, separe um tempo para escolher alguém para ser o seu Role Model e se inspire nele para alavancar o seu aprendizado do inglês.

3 – Mnemônicas e Associação.

 

3.1 – Mnemônicas.

Memorizar e decorar são coisas bem diferentes.

Quando você decora algo, você o faz através de um processo mecânico de repetição e nem sempre consegue recuperar a informação quando mais precisa dela.

Já a memorização é um processo lógico para o cérebro e pode ser feito através de analogias, rimas, imagens, etc.

Como sabemos, o cérebro é dividido em dois hemisférios: Direito e Esquerdo.

O lado Esquerdo é responsável pela parte lógica, que envolve raciocínio e razão. Já o lado direito se responsabiliza pelas funções artísticas, musicais e tudo que envolva imagens.

Então, usando esses princípios, passamos a memorizar novas palavras em inglês através de situações que faz com que guardemos com extrema facilidade, e que memorizemos o que quisermos, sem precisar repetir uma série de vezes o vocábulo, mas sim fazendo uma boa imagem da primeira vez.

Veja o exemplo abaixo:

AFRAID – Pronúncia – afreidi – Adjetivo que significa “com medo”. Esta pronúncia nos lembra Frei em português. Então imagine um frei tomando uma poção mágica para transformar-se e pôr MEDO nos outros. Agora quando você ouvir AFRAID, lembrará dessa imagem, e por analogia, o significado MEDO virá com facilidade.

Agora, crie novas imagens com as palavras que você deseja memorizar e veja quão fácil será lembrar delas.

3.2 – Imagens e Associação

Você já ouviu aquele ditado: Uma Imagem Vale Mais Que Mil Palavras.

Pois bem, quando se trata de memorizar palavras em inglês, não podia existir um ditado melhor.

Veja essa imagem aqui:

E ai? Consegue me dizer que palavra substitui a imagem dentro do texto?

Simples, né? Love.

Quando se trata de palavras em inglês (ou qualquer outro idioma, conteúdo, etc) sempre vamos nos lembrar dela com mais facilidade quando associamos ela com imagens.

Por isso, sempre que você escrever ou fizer cópia de algo, procure fazer imagens ou até mesmo marcações coloridas, pois dessa forma você estará trabalhando com os dois hemisférios do seu cérebro e terá mais facilidade para memorizar o conteúdo.

 

4 – Repetição Espaçada.

No filme Como Se Fosse a Primeira Vez (50 First Dateso personagem do Adam Sandler, diariamente faz coisas para conquistar a personagem de Drew Barrymore, que sofre de perda de memória recente.

Podemos usar a mesma ideia do filme para memorizarmos o conteúdo que estamos estudando. Para isso basta repetirmos esse mesmo conteúdo em uma determinada sequência.

Para isso, repita a informação ao longo de toda a semana, antes de partir para um novo conteúdo. Depois, no final do mês, revise tudo aquilo que você viu anteriormente.

Com isso, sua mente sempre estará lembrando desse conteúdo e você não terá a sensação de que está andando em círculos: Eu estudo, estudo e estudo, mas não saio do lugar.

Tenho certeza que se você aplicar essas 4 dicas ao longo dos seus estudos, você terá muito mais facilidade para memorizar palavras em inglês e também qualquer outro conteúdo que você estiver estudando pois ela se baseia no método que usamos na Universidade do Inglês, a metodologia da Aprendizagem Acelerada.

Se você quer saber mais como você pode usar esse método comprovado por professores de Harvard para alavancar o aprendizado do inglês e com isso levar sua vida profissional e pessoal para um outro nível, clique na imagem abaixo e o Jober Chaves irá te explicar mais sobre como é possível aprender inglês em 8 semanas, usando essa metodologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *