Como Montar Frases Em Inglês- 3 Dicas de Ouro

Como Montar Frases Em Inglês E Parar de Passar Vergonha

Vou te mostrar nesse artigo como montar frases em inglês e te ajudar a ganhar confiança e eliminar esse medo de se comunicar em inglês, acabar com essa coisa de “eu até entendo bem, mas eu não consigo responder.”

Quero fazer isso tanto para você que está iniciando e dando seus primeiros passos no idioma de forma bem simples para que você saiba por onde começar como para você que diz: “eu jpa conheço algumas frases mais comuns, mas travo quando vou conversar.”

Como Perder o medo e me soltar?

Vamos usar coisas que apliquei comigo mesmo na minha jornada de aprendizado, quando eu estava aprendendo ainda como aluno e coisas que eu já utilizei para ajudar os milhares de aluno que já ajudei após falar inglês!

3 Dicas de Ouro

Quero começar a primeira dica te pedindo o que costumamos chamar de licença poética e explicando o que é “SuVaCo” ao invés do sovaco que encontramos no dicionário em português.

Essa é uma forma fácil de você organizar as ideias que quer comunicar e saber a ordem correta das palavras, “SuVaCo” vem de Sujeito, Verbo e Complemento, simples assim mesmo, sem a necessidade de se aprofundar muito em cada um desses termos.

Utilizando o que já faz parte do nosso dia a dia, o que já conhecemos das frases. Essa é uma forma simples de montar frases em inglês e saber que nossa frase está completa e que tem sentido.

Vamos usar alguns exemplos práticos para ficar mais claro para você:

I speak English. / Eu falo Inglês.
I – sujeito, speak – verbo, English – complemento

We speak English. / Nós falamos Inglês.
o que mudou da primeira para a segunda frase?

Exatamente, somente o sujeito. Só mudamos a pessoa, mudou apenas quem fala inglês, ao invés de ser só eu, nesse exemplo somos nós.

You work every day. / Você trabalha todo dia.

I work every day. / Eu trabalho todo dia.
They love japanese food. / Eles amam comida japonesa.
Mudando apenas o final, temos:

They love brazilian food. / Eles amam comida brasileira.

Com pequenas alterações, com pouco vocabulário, podemos fazer muitas variações utilizando apenas o “SuVaCo” que citamos anteriormente e nos faz rir e memorizar, mudando só o começo, mudando somente o meio ou apenas o complemento e conseguimos falar de vários assuntos e descobrir como montar frases em inglês.

Ou seja quem está fazendo alguma coisa? O que está sendo feito?

Na frase They love brazilian food.

Quem está fazendo algo? O que está sendo feito?

Quem?

They / Eles

O que está sendo feito?

“love brazilian food.” / “amam comida brasileira.”

She is beautiful. / Ela é bonita.

Que é um outro exemplo de SuVaCo,

You are smart. / Você é esperto.

I’m always here. / Estou sempre aqui.

No português temos o que chamamos de sujeito oculto, ou seja não preciso falar ou escrever “Eu estou sempre aqui”. Posso dizer somente “Estou sempre aqui.”

Já no inglês isso não acontece. Em todos exemplos que vimos até agora o Sujeito está lá!
A exceção ocorre quando estamos dando uma ordem, por exemplo,
Stand up! / Levante!

Shut up! / Cale a boca!

Nesses casos acima não temos a necessidade do Sujeito, pois são ordens.

Como posso fazer frases maiores?

Vamos usar os dois lados do corpo ou seja vamos aumentar a quantidade de “SuVaCos!”

I love you because you are special. / Eu te amo porque você é especial.

Prestando atenção temos duas frases ou dois “SuVacos” conectados por uma ligação.

I love you. / Eu te amo.

Because/ porque (ligação)

You are special. / Você é especial.

Simples assim mesmo, para criamos frases que podemos usar no dia a dia, e assim aumentarmos nossa confiança e arriscar cada vez mais usando frases e conteúdos maiores ainda!


Uma dúvida que muitas pessoas têm e que quero te mostrar agora é o que acontece quando falamos de “He”, She or “It” ou seja Ele, Ela ou quando falamos de coisas, animais ou objetos.

É legal saber que quanto mais usarmos, mais automático fica e você vai acostumando e chega ao ponto de não mais pensar nisso!

He drives very well. / Ele dirige muito bem.
Temos a mesma estrutura de “SuVaCo,” o detalhe é que temos um “s” no final do verbo.

I’m happy. / Estou feliz.

She is beautiful. / Ela é bonita.

You are smart. / Você é esperto.

Você pode estar pensando agora, entendi o “SuVaCo,” mas como faço perguntas?

Os verbos que vimos nas frases acima “am, is, are” são chamados de verbos fortes, ou seja, não precisamos de mais nada, é só mudarmos de lugar.

Am I happy? / Estou feliz?

Is she beautiful? / Ela é bonita?

Are you smart? / Você é esperto?

I am always here. / Estou sempre aqui.

Am I always here? / Estou sempre aqui?

O mais importante é colocarmos entonação na hora da fala, de forma que a pessoa perceba que estamos fazendo uma pergunta.

Você vai descobrir prestando atenção na vida real, assim como no português, os falantes da língua inglesa muitas vezes usam somente a entonação e deixam a gramática de lado principalmente na hora de conversar em inglês.

Como ficam os outros verbos?

They love brazilian food. / Eles amam comida brasileira.

Do they love brazilian food? / Eles amam comida brasileira?

O que mudou de um frase para outra? Como esses não estão entre os 3 verbos fortes que conhecemos acima (am, is e are) usamos uma “vitamina”, uma ajuda no início da frase que foi o “do.”

Eu comentei com você sobre a entonação porque você vai ver em filmes, músicas, séries eles usarem apenas o ponto de interrogação e a entonação na hora da fala para expressar a pergunta, e usamos o que estamos aprendendo agora para a comunicação escrita.

Vamos conhecer mais algumas frases para que possamos gravar com mais facilidade,

You drive very well. / Você dirige muito bem.

Do you drive very well? / Você dirige muito bem?

He drives very well. / Ele dirige muito bem.

Does he drive very well? / Ele dirige muito bem?

Dica de Ouro nº 2

Um passo especial para colocar em prática e ficar sem vergonha e sem medo de errar!

Muitas vezes as pessoas dizem, “eu já consigo criar algumas frases,” “meu maior medo é errar e passar vergonha.”

Para solucionar isso, para transformar o medo em confiança, o que eu fiz quando estava aprendendo inglês e que recomendo para meus alunos é:

Fale Sozinho!!!

Isso mesmo! Imagine coisas do seu dia a dia que você costuma falar, por exemplo próximo a hora do almoço, meio da tarde ou no jantar, você pensa: “Estou com fome…”

Diga para si mesmo em inglês, I’m hungry. / Estou com fome.

Está na rua e vendo algo acontecer, tente descrever essa situação em inglês, mesmo que no início precise dizer duas ou três frases a mais só por causa de uma palavra que você esqueceu ou até mesmo usar uma palavra em português no meio da frase em inglês.

Esse improviso te dá confiança. Você usou mais frases só por causa de uma palavra que esqueceu, mas como está falando consigo mesmo, sem problema! E quanto mais se comunica mais edifica sua confiança!

Depois você pode ainda pesquisar essa palavra que não lembrou, aumentando seu vocabulário e construindo seu processo de memorização te ajudando a guardar o vocabulário e colocar o inglês no seu dia a dia!

A terceira dica de ouro! 

Essa dica é sucesso entre muitos alunos e eu gosto de chamar de “My dear diary.” / Meu querido diário.

Se você é mulher, você já está acostumado com isso, fez muito disso na infância e adolescência escrevendo seu diário, e você é homem, já teve vontade de pegar o diário de alguma garota e conhecer seus segredos…

Qual a ligação com o inglês?

Quero você escreva um diário. Não precisa ser super secreto e nem usar chaves e esconderijos como o que as garotas usavam na época da escola. Você vai descrever o que faz no seu dia da hora que acorda até a hora de dormir!

What time do you wake up? / Que horas você acorda?

What do you do when you get up? / O que faz ao levantar?

What do you have for breakfast? / O que você come no café da manhã?

Where do you work? / Onde você trabalha?

E assim sucessivamente, quantos mais detalhes for acrescentando ao passar dos dias, mais vai aumentar seu vocabulário e mais confiança vai ganhar para se comunicar.

Pois quando você for usar na prática, já estará acostumado. Porque você já terá falado sobre isso consigo mesmo várias e várias vezes!

Para saber exatamente como Aprender a Aprender e os exercícios que você deve fazer aplicando a metodologia de Aprendizagem Acelerada, além de conhecer mais a fundo nosso método, clique na imagem abaixo que o Jober Chaves vai te ensinar tudo sobre a aprendizagem acelerada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *