Como Entender O Inglês Falado – 3 Dicas de Ouro Para Você

Você já se perguntou o por quê de estudar tanto, e no fim sentir que tudo foi em vão, ou  por que de estar estudando há tanto tempo, ou até mesmo anos, e na hora de ouvir algum nativo falando, não conseguir compreendê-lo? Você gostaria de saber como é possível mudar essa realidade e passar a entender  o Inglês falado?

Eu tenho certeza que sim…

Muitas pessoas, estão diante desta realidade. Estudam o Inglês há anos, escrevem muito bem, mas na hora de ouvir, acabam se intimidando e esquecendo que têm potencial para crescer no aprendizado e regressam como se estivessem tendo contato com o idioma pela primeira vez.

Isso acontece porque em nosso país, as escolas falham na tentativa de ensinar Inglês para o seus alunos, pois dão ênfase apenas na escrita, e isso não existe! Muitas pessoas pagam, e passam anos e anos praticando, copiando vocabulários, ou completando lacunas, e no final sabe o que acontece? Elas percebem que perderam rios de dinheiro, e pior ainda, perderam seu valioso tempo!

Quando precisam soltar todo o vocabulário e criar suas primeiras frases, seja no trabalho, escola, faculdade ou em qualquer ambiente social, percebem que não conseguem entender o Inglês falado por um nativo ou até mesmo por um brasileiro, e isso acaba mostrando que o Inglês não é algo para elas, assim ficam muito decepcionados e desistem

Mas isso não é verdade, todos nós temos nossos Canais de Aprendizagem, e cada ser humano tem um canal mais desenvolvido ou predominante, e quando passam a serem conhecidos pelo aluno, isso acaba libertando-o e tornando-o mais independente no aprendizado do Inglês .

Mas voltando ao foco, quando o aluno não entende o que é falado, ele está TOTALMENTE fora, sim, TOTALMENTE fora do mercado de trabalho, fora de viagens internacionais independente, fora de empresas multinacionais e fora de muitas outras coisas que trariam grandes benefícios, oportunidades e maiores salários, tudo isso por não entender o Inglês falado.

Algumas das Causas do Aluno não Entender o Inglês Falado São:

1° Achar que a palavra em Inglês escrita é pronunciada da mesma forma.

Ex: KindCaind

A palavra em Inglês acima, está escrita com “Ki”. Um iniciante no Inglês, diria que a pronúncia dela seria “Quind”, porque de fato é o que está escrito, mas na verdade a pronúncia da palavra ”Kind” é a que está exposta ao lado do exemplo ”Caind”.

Pode parecer simples, mas pelo fato de muitos estudarem só escrita, quando vão ouvir aquilo que escrevem não fazem ideia do que estão ouvindo, se for para verem e lerem para si mesmos, eles até leem, mas se for para ouvirem o próprio texto, acabam não entendendo nada, tudo isso porque não desenvolveram o que chamamos de “Listening e/ou Escuta”.

2° Não Entender Que a Mesma Letra Pode Ter Pronúncias Diferentes

Ex: A letra E em diferentes palavras terá sons diferentes, começando que ela por si só se pronuncia com o som de “I”, mas veremos como ela ficará em palavras diferentes.

Egg —————– Eat

Acima vimos que a primeira palavra eu pronuncio com o som de “É” e a segunda palavra com o som de “I”. Foneticamente as palavras acima são pronunciadas como (éggui e íti).

Vale lembrar que só é possível sabermos as pronúncias das palavras em Inglês, se além de trabalharmos a escrita, nós trabalharmos nosso canal auditivo.

Por isso resolvi escrever este artigo, para te ajudar a sair da zona anônima da audição e subir para o lugar de destaque com uma compreensão muito melhor no Inglês e assim você verá como ter sucesso profissional no inglês.

Para ter acesso as 3 dicas que te ajudarão a exercitar a compreensão no Inglês, continue lendo este artigo, pois passarei exercícios práticos para desenvolverem seu Listening e/ou Escuta.

 

1°- Praticar o Listening diariamente!

Todos nós sabemos que para aprender determinado assunto em nossa vida, foi necessário ouvir alguém transmiti-lo, seja onde for, sempre ouvimos alguém dizendo ou ensinando algo para aprendermos não é mesmo? Bem, no Inglês não será diferente, pois quanto mais ouvirmos o idioma, mais familiarizado ficaremos com o mesmo e isso trará ótimos resultados para nós.

Uma das coisas que você pode fazer para praticar o Listening é:

Ouvir 15 minutos por dia do Inglês em;

  • Diálogos que você pode baixar da internet
  • Músicas
  • Entrevistas
  • Documentários
  • Podcasts

Se possível, quando você executar uma destas atividades em Inglês, ouça o áudio com seu texto em Inglês, pois isso facilitará com mais rapidez a compreensão das frases e palavras.

2°- Praticar da maneira correta!

Creio que você está se identificando com este artigo, e dentro de você está vindo uma motivação a qual te fará estudar Inglês pelas próximas semanas com muita força e vontade, pois é possível aprender Inglês em um Curto Espaço de Tempo, mas sabemos que para começar uma academia não é difícil é muito fácil, o difícil é manter a frequência, dieta e outros fatores que contribuirão para uma vida mais saudável.

Infelizmente no Inglês, se você não tomar cuidado, você começará a estudar firme e forte, porém no meio do caminho irá desanimar, pois não verá o resultado imediato e logo desistirá.

Por isso que é importante Ter uma mentalidade positiva e de bom senso.

Porque quando você entende que por meio do esforço e dedicação, você consegue desenvolver o seu Listening, com certeza você sempre se sentirá motivado e paciente a praticar o Inglês, pois sabe que por meio do ESFORÇO e DEDICAÇÃO você obterá resultados extraordinários.

3°- Ouvir A Mensagem De Modo GERAL!

Nessa minha carreira como professor de Inglês e coach, tenho notado uma dificuldade em comum entre meus alunos: Quando vão ouvir alguma coisa em Inglês, insistem em tentar entender PALAVRA por PALAVRA, assim acabam se frustrando, e outros se estressam ou desistem.

Me lembro de quando atendi um aluno que estava irritado e frustrado pois segundo ele, o mesmo não entendia áudios em Inglês e se sentiu enganado achando que não dominava o idioma no quesito Listening.

Então fui conversando e investigando-o até que descobri que seu problema não era a falta de compreensão do Inglês, muito pelo contrário, ele até entendia a mensagem de algum áudio em Inglês, o que ele não entendia era a PALAVRA por PALAVRA, e isso o deixava frustrado.

Quando compartilhei minha experiência e disse que também não entendia todas as palavras que um americano dizia, mas sim, entendia a ideia do que se dizia, ele se sentiu mais aliviado e percebeu que já tinha domínio do Listening, só era necessário ele ouvir o Inglês considerando CONTEXTOS e não PALAVRAS ISOLADAS.

Com isso, a última dica que deixo aqui, é de quando você ouvir um áudio em Inglês, ouvi-lo inteiramente e ver o que você consegue filtrar de informação. Não pare seu raciocínio, pensando na palavra que foi dita há 5 minutos atrás, pois fazendo isso, você não entenderá a palavra que passou e nem a mensagem que está se passando no áudio á ouvir.

Lembre-se: Como é exercício, deverá ser feito todos os dias, para que com o ESFORÇO, DEDICAÇÃO e TEMPO você venha ter resultados satisfatórios.

Agora que você já sabe das 3 formas de como entender o Inglês falado, quero que você conheça a metodologia dos Professores da Universidade de Harvard a qual ensina você aprender Inglês em no mínimo 8 semanas, trabalhando seus canais de aprendizagem começando pelo Listening.

Para você saber mais sobre essa metodologia que ajudou mais de 40 mil pessoas, que Pararam de tentar aprender inglês lido e passaram a serem fluentes no idioma, tenho uma boa notícia para você…

Nós estamos lançando a mais nova versão do nosso Passaporte Para Fluência – Guia Definitivo Para Falar Inglês em 8 SEMANAS, e para ter acesso a toda essa informação, basta clicar no link abaixo que o Jober vai te explicar tudo sobre ela.

Minha recomendação para você é clicar agora no link abaixo e garantir seu acesso ao nosso passaporte…

Até a próxima…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *