4 Técnicas Para Estudar Inglês Sozinho e Diariamente

Em qualquer atividade que nos dispomos a realizar, a frequência é uma fator determinante que faz com que nos destaquemos e tenhamos o sucesso desejado ou falhemos.

Existem dois problemas que fazem com que as pessoas não tenham o sucesso desejado:

1 – Elas esperam outras pessoas para realizarem as tarefas em grupo, dessa forma se sentem mais seguras.

2 – Elas não mantêm uma frequência. Elas estudam muitas horas, mas de maneira esporádica e sem nenhum método.

No inglês, isso é um perigo pois nos deixa a mercê de coisas que não podemos controlar, afinal, não podemos depender de outra pessoa ou de uma agenda incerta para aprendermos inglês, nós temos que nos empenhar para estudarmos sozinhos e diariamente.

Por isso, eu quero compartilhar com você 4 passos que eu utilizei (e ainda utilizo) diariamente para estudar inglês. O melhor desses 4 passos, é que eu comecei a fazê-los antes mesmo de estudar inglês com a Universidade Do Inglês.

Esses 4 passos são para qualquer pessoa, independente do momento ou nível que você acha que seu inglês está. Então, vamos falar dos 4 passos.

1 – Assistir Filmes ou Séries ou Programas Diversos Legendados.

Sem dúvidas, o grande diferencial no meu aprendizado foi que antes mesmo de começar a estudar inglês de maneira efetiva, eu já assistia a conteúdo com áudio em inglês e legenda em português.

Muitas pessoas hoje, tem dificuldade de acompanhar legenda e vídeo ao mesmo tempo, mesmo com a legenda em português.

Isso acontece porque elas estão acostumadas com os textos estáticos dos livros. No filme tudo isso é mais dinâmico.

Por isso, a partir do momento que você começar a assistir conteúdo legendado você irá desenvolver uma habilidade que lhe permitira migrar com mais facilidade da legenda em português para legenda em inglês e logo depois sem legendas.

Não sabe por onde começar e como assistir conteúdo legendado? Não sabe com o melhor filme para isso? Então veja esse artigo que fizemos com os 5 Melhores Filmes para aprender inglês e veja quão facilmente você pode adaptar isso a sua rotina.

Mas e as séries? Os vídeos diversos?

Seguem o mesmo processo dos filmes. Normalmente, evitamos as séries de humor mais escrachado porque as piadas são difíceis de compreender, mas quando assistimos séries com a legenda em português, não precisamos nos preocupar com isso.

Eu particularmente sempre assisti Seinfeld. Essa série é conhecida como “a série sobre o nada”, isso porque ela retrata situações aleatórias do dia a dia. Também me permitiu adaptar meu ouvido ao inglês dos americanos que para quem não treina, costuma ser muito rápido.

Por isso, escolha sua série preferida e comece a assistí-la com legendas em português. Você vai perceber muitas coisas sendo adaptadas e o melhor de tudo será perceber como o seu listening se acostuma ao inglês e como seus olhos conseguem acompanhar texto e vídeo.

2 – Ouvir Músicas e Acompanhar as Letras.

Você já deve ter visto que nós aqui na Universidade Do Inglês falamos muito sobre o poder da música no aprendizado do inglês.

Quando eu ainda não havia iniciado meu curso, eu sempre andava com as minhas folhas impressas com letras de música. Como eu dividia um aparelho MP3 com meus outros 2 primos, nem sempre eu tinha áudio de músicas, mas sempre tinha as letras para treinar.

Eu aproveitava momentos como esperar minha mãe ou tia serem atendidas no médico, esperar começar a aula ou até mesmo quando estava em casa sem atividades. E quando tinha o MP3 eu combinava os dois (áudio e texto) para estudar inglês.

Sem perceber, eu fazia um processo que chamamos de “VAK Ataque“, onde eu treinava o inglês através dos meus 3 canais de aprendizagem (Visual, Auditivo e Cinestésico).

Com a tecnologia de hoje, você tem tudo isso no seu celular. Aplicativos de música e letra para usar no ônibus, em uma fila de espera ou em qualquer outra situação onde você pode transformar um tempo improdutivo em produtivo.

Por isso, comece a ouvir música diariamente e sempre acompanhe com a letra e perceba a evolução acontecer dia após dia. Se você ainda não sabe como estudar com música, quero te dar um presente por estar comigo até esse momento do artigo.

Baixe o nosso E-Book Inglês Com Música e veja os 5 passos para aprender inglês com música e a nossa sugestão de Playlist, caso você não tenha costume de ouvir músicas em inglês.

 3 – Leitura Em inglês

Na minha época de aprender inglês, eu devia estar com 12 anos e só tinha uma coisa na mente: Vídeo-Games.

Sempre que eu estava em casa, eu procurava tutoriais sobre jogos e outras dicas. Os sites em inglês ofereciam mais informações do que os sites em português, então eu usava-os e sempre que necessário pesquisava por uma palavra ou outra.

O que eu aprendi com isso? Pesquisar ajuda a reter o vocabulário.

O problema é que algumas pessoas usam dicionários ou tradutores como muleta, e por isso não conseguem reter a informação que pesquisam.

Eis algumas dicas para você também estudar inglês com textos em inglês:

  • Procure textos de assuntos do seu interesse. É chato para nosso cérebro se manter atento a assuntos que não são de nosso interesse;
  • Não parar para traduzir cada palavra. Tente entender a ideia de cada paragrafo. Se uma palavra te impedir de entender o paragrafo, então sim, você deve pesquisá-la. Caso não aconteça isso, continue a leitura;
  • Anote o que você entende. Escrever faz com nosso cérebro grave informações com mais facilidade.

Fazendo isso você verá que é possível treinar seu inglês diariamente. Você pode baixar livros em PDF e tê-los em seu celular ou até mesmo artigos e textos mais curtos.

4 – Jogos em Inglês / Mídias Sociais

Jogos são bons para aprender inglês, pois com eles nós não somos passivos ao aprendizado. Nós interagimos com o personagem e a cada escolha certa ou errada nós vamos alcançar uma reação.

Essa foto retrata bem o que eu disse. Para sair desse trecho, eu e meu tio tínhamos um dicionario para pesquisar tudo. Se não desse certo, tínhamos que começar de novo, e através dessa tentativa e erro, aprendíamos o vocabulário.

Se assim como eu você também adora jogos, veja nessa vídeo-aula como é possível aprender 20 expressões em inglês com o jogo Uncharted 3.

Se você não gosta de jogos não se preocupe, você também pode aprender de maneira bem efetiva usando algo que provavelmente você acessa todos os dias: Mídias Sociais.

Facebook, Snapchat, Twitter são apenas alguns dos quais podem ser utilizados. Veja o que pode acontecer quando você usá-los para treinar inglês:

Seguindo as pessoas que eu gosto, eu tive a oportunidade de conversar com elas. E tenho que te dizer algo, é uma sensação incrível mesmo que com uma frase, o seu ídolo te responde.

Quando eu assisti uma Live do comediante Karlous Miller via Instagram, eu mandei uma mensagem dizendo “Ei, eu sou do Brasil e sou seu fã”.

1 minuto depois, eu ouço ele dizer:

Hey, shout to Brazil, man!” / “Ei, um salve para o Brasil, cara!“.

Foi sensacional! Eu sai correndo pela sala de casa. Meu ídolo me respondeu!

Então faça a mesma coisa, siga essas pessoas e assim todos os dias você terá conteúdo em inglês na sua Timeline, fazendo sua mente pensar sempre em inglês.

Espero que você siga essas dicas, e da mesma forma que eu, estudar diariamente e assim ver seu vocabulário, listening e outras habilidades de comunicação evoluírem dia após dia.

Agora se você quer saber como você pode acelerar esse aprendizado do inglês, eu quero te apresentar o Passaporte Para a Fluência.

Nele, você vai conhecer a metodologia que a Universidade do Inglês usa e que já ajudou mais de 39.000 pessoas a serem fluentes no inglês. Então se você está sério no seu propósito de aprender inglês, eu recomendo que você conheça o Passaporte Para a Fluência.

Clique Na Imagem Para Conhecer Mais Sobre Como Aprender Inglês em 8 Semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *