5 Exercícios De Inglês Para Estudar Sozinho

A dificuldade em aprender outro idioma nem sempre está relacionada à complexidade da língua. Muitas vezes, é apenas uma questão de praticar e encontrar métodos alternativos que lhe ajudem a assimilar melhor o que foi visto em aula.

No caso do inglês, isso é ainda mais fácil, já que nos deparamos com essa língua a todo momento – em músicas, filmes, notícias, séries… As possibilidades são muitas, e você pode fazer isso sozinho.

Veja agora os 5 exercícios de inglês para estudar sozinho.

 

1 – Crie Resumos

 

Essa atividade permite ampliar seu vocabulário e melhorar a leitura, escrita e compreensão de textos. Você pode resumir qualquer tipo de texto e até mesmo filmes. Comece com textos mais curtos e/ou filmes infantis e aumente a dificuldade aos poucos. Evite usar tradutores automáticos; se tiver dúvidas, recorra a dicionários impressos ou eletrônicos.

Veja um exemplo de texto muito útil para estudar:

Mary is a nice woman. She is a nurse and works in a big hospital. She works at night on weekends. Mary has two young children and they are very intelligent. Their names are Jack and Julie. Jack is nine years old and Julie is eleven years old. Jack likes soccer and Julie loves
movies. Jack wants to be a soccer player and Julie wants to be a movie star.

Mary likes to be with her children when she isn’t working – they play board games together. Mary’s family is very happy, especially when Jake, Mary’s husband, is at home with them. Jake usually travels a lot and visits different places – he is a truck driver.

 

2 – Treine Com Frases Prontas

 

Memorize as frases utilizadas nas situações mais comuns do dia a dia. Vários dicionários, e livros incluem CDs com exemplos de pronúncia. Sempre que possível, escute-os e treine a pronúncia, repetindo sempre que não entender o que está sendo dito. Esse exercício é ótimo para quem passa muito tempo dirigindo,por exemplo.

 

3 – Converse Com os Chatterbots

 

 

Para quem já tem um pouco mais de prática, também vale a pena conversar com os Chatterbots – programas de computador que tentam simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo do software é responder as perguntas de forma que o usuário tenha a impressão de estar conversando com outra pessoa, e não com um programa de computador.

Alguns também permitem ouvir o que o chatbot está “dizendo”. Os mais conhecidos são A.L.I.C.E. e Cleverbot.

 

4 – Treine Com Músicas em Inglês

 

A música tem o poder de mexer com os nossos sentidos, com ela lembranças e sensações vêm à tona. Isso acontece porque toda vez que ouvimos uma música que gostamos, nosso cérebro aciona uma região que está ligada à experiência do prazer, da mesma forma como se comêssemos um chocolate ou tomássemos um sorvete. Por isso, aprender inglês com música é um incrível método de aprendizado.

Primeiro, você deve escolher 16 músicas para trabalhar. O ideal é que você opte por músicas que, além de te inspirarem e te deixarem pra cima, lhe ajudem a aumentar o seu vocabulário.

Agora você fará esse exercício de inglês em 5 passos:

  1. Ouvir a música com a letra em inglês, acompanhando a letra com o mouse. Você pode digitar a letra (caso tenha ela em um encarte de CD ou algo do tipo) ou pegar em sites como Vagalume e Letras.mus.br
  2. Ouvir a música com a letra em português, também acompanhando com o mouse. Faça a associação entre o português e o inglês – esse exercício é muito poderoso.
  3. Copiar a música em inglês. Você já estimulou as habilidades de escutar e ler; agora, é hora de desenvolver a habilidade de escrever.
  4. Gravar a música em inglês. Você pode usar o celular, gravador, câmera digital ou qualquer outro dispositivo que desejar.
  5. Ouvir a música em inglês, agora com compreensão total da letra.

Se você quer saber mais sobre como aprender inglês com músicas, eu tenho um presente para você. Conheça o nosso E-book Inglês Com Música e veja também a nossa Playlist criada para ter o melhor aprendizado.

 

5 – Aprenda Enquanto Passeia

 

Além do lazer, as saídas também podem se tornar uma grande chance de melhorar seu vocabulário. Ao frequentar um restaurante, por exemplo, tente lembrar como dizer cada um
dos itens do cardápio em inglês.

Essa dica também vale para estabelecimentos como lojas, supermercados, hotéis, cinemas etc. Você pode, ainda, lembrar o que dizer ao se dirigir a um vendedor ou ao fazer um pedido. Se esquecer ou não souber como falar algo, anote e tire a dúvida depois.

 

Tenho certeza que se você aplicar essas dicas no seu dia a dia, você alcançara excelente resultados e verá seu inglês melhorar gradativamente.

Agora se você precisa falar inglês para ontem e não sabe o que fazer para atingir isso, eu tenho um recado para você.

A Universidade Do Inglês, ao longo de seus 20 anos de existência, já ajudou mais de 39.000 pessoas a falar inglês fluente e levarem suas vidas profissional e pessoal para um outro nível.

Se você quer saber como isso é possível, clique no link para conhecer o Passaporte para Fluência.

Nele você vai conhecer mais sobre essa metodologia da Universidade do Inglês, um método comprovado por professores de Harvard e que permite que você fale inglês em 8 semanas.

Clique na Imagem Para Conhecer Mais Sobre o Método da Universidade do Inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *