3 Exercícios De Inglês Para Melhorar Seu Listening

Quando nós aprendemos o português nós seguimos a sequência perfeita: Ouvir, Falar, Ler e Escrever.

Quando vamos aprender o inglês o ideal seria seguirmos essa mesma sequência, mas acabamos focando muito no aspecto visual e regras gramaticais e acabamos esquecendo do nosso Listening.

Com isso, desenvolvemos uma dificuldade para entender o inglês falado. Achamos ele rápido, existem muitas palavras que parecem que não são pronunciadas ou muitas vezes são combinadas com outras e produzem um som diferente.

A melhor forma de melhorarmos o nosso Listening é ouvindo o inglês do dia a dia, ou seja, treinar ouvindo o inglês diretamente dos americanos.

Por isso, eu quero te mostrar 3 exercícios de inglês que você pode fazer para melhorar o seu listening de maneira efetiva.

1 – Treine Palavras Soltas Usando o Forvo.

O inglês costuma ter algumas palavras que são bem complexas de se pronunciarem. Por exemplo: Palavras com TH.

Seria uma pronúncia de “F“? Pronuncia de “S“? Um “T” mais de leve?

Bem, a melhor forma de se fazer isso é ouvindo como os americanos pronunciam e tentar assimilar o som da palavra.

No site FORVO você tem a possibilidade de ouvir palavras com diferentes sotaques. Pode ser uma voz masculina de um americano ou uma voz feminina de uma britânica.

Com esse site, você pode treinar seu ouvido a se acostumar com as diferentes variações de pronúncia da mesma palavra.

Por isso, crie sua lista de palavras que você considere mais dificeis de serem pronunciadas e use o site para treinar com americanos e com isso mudar o nível do seu Listening.

2 – Youtube e Entrevistas em Inglês

Treinar o Listening com vídeos de entrevistas pode ser muito produtivo pois você tem a leitura labial para te ajudar na compreensão.

Antes de você iniciar o seu exercício de inglês com os vídeos, eu recomendo duas coisas:

  • Leia o titulo e a descrição do vídeo. Isso vai te ajudar a entender o contexto da conversa com mais facilidade e ficar focado a prestar atenção em palavras chaves que façam você compreender bem do que se trata a conversa.
  • Não se assuste se não entender muito no começo. Assista o mesmo vídeo mais vezes e cada vez tente entender algo a mais. Com a repetição você vai perceber que os novos vídeos ficarão mais fáceis.

Existem vários Talk Shows, mas eu recomendo esses três para você que está iniciando:

The Late Show With Stephen Colbert

The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

Jimmy Kimmel Live!

Caso você sinta que está perdido na história da conversa, muitos desses vídeos oferecem a opção da legenda em inglês. Você pode ativa-lo quando sentir dificuldade em um trecho especifico.

3 – Palestras TED Talks

Trabalhar com palestras é muito positivo pois você tem apenas 1 pessoa falando então seu foco pode ficar totalmente nele, não vai se desviar com aspectos visuais.

O site TED Talks  oferece a opção de download apenas do áudio da palestra ou do vídeo completo. Veja como você pode trabalhar usando cada uma dessas opções.

Trabalhando com o Áudio

Caso você opte apenas pelo áudio, seu objetivo é trabalhar com o mesmo áudio ouvindo ele pelo menos uma vez por dia por um período de 1 semana.

Isso ajudará você a se acostumar com os elementos do Spoke English, o Inglês Falado (pausa, hesitações, onomatopeias, reformulações, etc).

Quando terminar o prazo de 1 semana e você trocar de palestra, você sentirá que nas próximas palestras você não precisará de 1 semana para entender a mensagem.

A tendência é você ir diminuindo esse tempo e com isso conseguirá assistir mais palestras.

Trabalhando com o Vídeo

Vamos supor que o vídeo que você quer treinar, seja de 10 minutos. Então, você irá dividi-lo em 2 partes de 5 minutos (a ideia aqui é dividir o vídeo em partes iguais).

A legenda do vídeo estará em inglês e o assunto do vídeo fica a sua escolha. Apenas foque em selecionar algo do seu gosto.

Depois de assistir a primeira parte (os primeiros 5 minutos) você vai pausar o vídeo e escrever em português, tudo aquilo que você entendeu daquela primeira parte. Faça a mesma coisa com a segunda parte.

Depois disso você vai clicar no botão “Interactive Transcript”. Mude o idioma da transcrição para português.

Agora você lerá a transcrição do vídeo e depois irá comparar com suas anotações. Após ter feito isso, veja o vídeo mais uma vez, sem pausa-lo.

Você verá que conseguirá achar com mais facilidade os trechos que você não conseguiu pegar de primeira.

Agora que você já tem 3 exercícios de inglês para treinar seu Listening, você pode usar todos eles ou aqueles que mais te chamaram a atenção. O segredo será manter uma frequência onde você consegue estudar diariamente.

Agora, se você quer mais do que treinar apenas o seu Listening, mas também quer treinar todas as suas 4 habilidade de comunicação, eu tenho um presente para você.

Baixe o nosso Guia Prático Para Aprender Inglês em 8 Semanas.

Nele você vai aprender diálogos situacionais, dicas para entrevista de emprego em inglês, as 200 palavras mais usadas do inglês e muito mais conteúdo para alavancar o seu inglês.

Clique Na Imagem Abaixo e Baixe o Seu Guia Prático Do Inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *