Qual é o feriado mais importante nos EUA?

Assim como no Brasil, o calendário americano também é repleto de feriados. Mas você sabia que muitos americanos consideram o Thanksgiving Day até mais importante que o Christmas Day?

Pois é!

Além de se comunicar em inglês, saber aspectos culturais de um outro país é muito benéfico para seu aprendizado.

Então fique comigo até o final e conheça mais sobre os American Holidays ou Feriados Americanos.

Feriado 1: Valentine’s Day – Dia dos Namorados

Comemorado no dia 14 de fevereiro. É um dos feriados que a cada ano cresce mais. Pessoas compram muitos cartões com mensagens. Estima-se que por ano seja vendidos cerca de 190 milhões de cartões. É muito comum também nas escolas, as crianças trocarem cartões entre si.

Inclusive através de anúncios na TV e em outras mídias, a cada ano tem sido mais encorajado que as pessoas celebrem mais com seus amados nesse feriado.

Feriado 2: Labor Day – Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado na primeira segunda-feira de setembro nos Estados Unidos. No Brasil essa data é comemorada no dia 1º de maio. Como no Brasil, este feriado é uma homenagem aos trabalhadores. Tradicionalmente ele é festejado com paradas, discursos, churrascos e piqueniques.

Feriado 3: Colombu’s Day – Dia de Colombo

O “Columbus Day” é um feriado que celebra o dia 12 de outubro de 1492, data da chegada de Cristóvão Colombo à América.

O “Columbus Day” comemora a descoberta das Américas na afamada expedição de Colombo para Oeste, tendo em vista chegar à Índia. Em vez disso, encontrou um continente que era na sua maioria desconhecido na Europa, África e Ásia na época. Outros Europeus já tinham visitado esporadicamente as Américas. Há várias teorias de contatos anteriores de Fenícios e outros povos. Mas a expedição de Colombo despoletou a grande onda de interesse dos Europeus pelo Novo Mundo.

Ao contrário dos visitantes anteriores, Colombo impôs a povoação dos locais descobertos e organizou várias viagens de retorno. Enquanto a controvérsia sobre as ações da época persiste, a colonização das Américas ainda é vista como algo de bom e que merece ser comemorado.

A primeira comemoração do “Columbus Day” deu-se em 1792, quando a cidade de Nova Iorque celebrou o 300º aniversário da chegada de Colombro ao Novo Mundo. O Presidente Benjamin Harrison impulsionou a comemoração do “Columbus Day” nos EUA quando do 400º aniversário do acontecimento, em 1892.

Feriado 4: Veteran’s Day – Dia dos Veteranos

Dia dos veteranos celebrado dia 11 de novembro. Tradicionalmente, às 11 horas da manhã observa-se um momento de silêncio pelos que lutaram pela paz.

A celebração anterior, mais focada no Dia do Armistício, comemorou o fim dos combates na Primeira Guerra Mundial sob o armistício implementado às 11 horas da manhã, do dia 11 de Novembro de 1918 – “a décima primeira hora – do décimo primeiro dia – do décimo primeiro mês.”

Buscando prestar homenagem a esses 16 milhões, e aos outros que tinham servido a nação em qualquer de suas guerras, o Congresso e o presidente Dwight Eisenhower, em 1954, renomearam o 11 de novembro como o Dia dos Veteranos. “Nesse dia vamos solenemente lembrar o sacrifício de todos aqueles que lutaram tão bravamente, no mar, no ar, e em terras estrangeiras para preservar o nosso patrimônio da liberdade”, Eisenhower escreveu em sua primeira proclamação do Dia dos Veteranos, “E vamos nos reconsagrar a missão de promover uma paz duradoura, para que seus esforços não tenham sido em vão.”

Hoje existem 23,2 milhões de veteranos nos Estados Unidos, de acordo com o escritório do Censo. Cerca de 657.000 veteranos morreram em 2008 – uma média de 1.800 por dia.

Feriado 5: Thanksgiving Day – Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving Day, um feriado oficial, é observado na quarta quinta-feira de novembro. Neste dia, pessoas de todas as religiões dão graças pelas bênçãos recebidas. As famílias se reúnem para comemorar o dia à mesa. A ceia geralmente tem peru, cramberries, arroz, batatas doces, e torta de abóbora. Esses estão entre os pratos mais tradicionais e a cidra de maçã, entre as bebidas favoritas.

Organizações de caridade servem jantares de Ação de Graças aos necessitados, idosos e convalescentes. Neste dia, a Cidade de Nova Iorque tem um desfile no qual o Papai Noel aparece, anunciando a estação natalina.

Feriado 6: Martin Luther King Day – Dia de Martin Luther King

Martin Luther King, Jr. (Atlanta,15 de janeiro de 1929 – Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estado-unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo.

Com uma campanha de não violência e de amor ao próximo, ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Isso aconteceu um pouco antes de seu assassinato.
Seu discurso mais famoso e lembrado é “Eu Tenho Um Sonho”.

Martin Luther King Day, Dia de Martin Luther King – nos Estados Unidos – é um feriado em homenagem a Martin Luther King. O feriado foi aprovado em 1983 e estabelecido somente em 1986. Foi oficialmente observado pela primeira vez em todos os 50 estados em 2000. É celebrada na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima do aniversário de Luther King.

Feriado 7: Halloween – Dia das Bruxas

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração típica da cultura norte-americana. De origem pagã, a tradicional festa ocorre anualmente, todo dia 31 de outubro. Como o Halloween não está ligado a nenhuma instituição, a organização da festa ocorre de forma descentralizada. Geralmente, são as escolas, clubes, famílias, empresas e grupos de amigos que organizam e celebram a data. O caráter religioso foi perdendo, com o passar do tempo, a relação com o Halloween. Atualmente, nos Estados Unidos, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização.

Algumas atividades bem comuns dessa época são:

– Trick or Treat (doces ou travessuras) – Crianças fantasiadas batem de porta em porta pedindo por doces.

– Abóbora do Dia das Bruxas (apelidada nos EUA de Jack-o’-lantern). – Envolve todo um ritual de comprar a abóbora. Após a compra eles tiram as partes internas para esculpir uma face assustadora e, no período noturno, acender uma vela dentro. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Vale lembrar que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual ou religioso, mas sim como um evento.

– Visita a atrações assombradas – muitas destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers.

Feriado 8: Presidents’ Day – Dia dos Presidentes

Comemorado na terceira segunda-feira de fevereiro em honra aos antigos presidentes do país, em especial Washington e Lincoln.

Inicialmente, comemorava-se apenas o dia do nascimento de George Washington, o primeiro presidente americano, ainda com ele em vida, no dia 22 de fevereiro.

Depois, e uma vez que Abraham Lincoln nasceu em 12 de fevereiro, passou-se a celebrar conjuntamente os seus aniversários. E para ninguém ficar achando que há uma preferência por um ou outro, instituiu-se a terceira segunda-feira do mês de fevereiro para a celebração.

Já no século XX, este dia designou-se “President’s Day” como forma de homenagear todos aqueles que serviram o país como seus presidentes.

Feriado 9: Easter Sunday – Domingo de Páscoa

O dia varia de ano para ano. Esse é um dos feriados que também é uma celebração familiar onde as pessoas costumam ir a missa na parte da manhã. A comida consiste em Baked Ham (presunto assado), batatas e vegetais.

Nessa época também é muito comum ter a Egg Hunt, que é a Caça aos Ovos. Caça aos Ovos é um jogo no qual ovos de Páscoa, ou ovos cozidos, ovos artificias, recheados com chocolates ou feitos de chocolate, de vários tamanhos, são escondidos em vários lugares para as crianças encontrarem.

O jogo pode ser feito em lugares abertos ou fechados. Quando a brincadeira termina, podem ser dados vários prêmios pelas conquistas. Premiando por exemplo o maior número de ovos pegos, o ovo maior e o ovo menor, quem pegou mais ovos de uma cor específica, prêmios de consolação, etc. Os ovos são colocados em lugares variados de acordo com a idade das crianças que estão participando.

Feriado 10: Saint Patrick’s Day – Dia de São Patrício

O dia de São Patrício acontece normalmente em 17 de março e é comemorado com desfiles e normalmente todos estão usando roupas na cor verde. O símbolo do trevo de três folhas esta sempre presente.

Esse feriado é em comemoração do dia do padroeiro da Irlanda (Saint Patrick) e foi levada para a América pelos imigrantes irlandeses. Os americanos nessa data chegam até a tingir o rio Chicago de verde em celebração da data.

Feriado 11: Christmas – Natal

A comemoração do Natal também é muito parecida com a feita aqui no Brasil. Com a diferença do clima ser frio, nevar. Os pratos são o mesmo que o Thanksgiving. 

Mas costumam adicionar Baked Ham (presunto assado), Fruit cake (bolo de frutas) e o famoso Eggnog (gemada) que é uma bebida muito comum nessa época. Ah, e pode ser encontrada com ou sem álcool.

Árvores de Natal naturais ainda são bastante comuns nas casas americanas. Fazendas de árvores de Natal cultivam vários tipos de pinheiros e montam pontos de venda em cidades. Ou abrem as portas para que você mesmo vá lá cortar. Segundo grupos de preservação ambiental, a árvore natural é melhor pro meio ambiente do que as de plástico, que não são biodegradáveis.

Feriado 12: New Years’ Eve – Véspera de Ano Novo

Em Nova Iorque, a celebração mais famosa de ano-novo é a de Times Square.  Uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero hora (00:00:00).

A maneira que os  americanos comemoram o Ano Novo pode variar, sendo supersticiosa em alguns lugares enquanto em outros as festividades são barulhentas e divertidas.

Americanos levam a sério a parte das resoluções de ano novo, eles geralmente fazem uma lista com elas e se comprometem a segui-las. Alguns exemplos de resoluções comuns incluem começar a malhar regularmente, perder peso, mudar de emprego, economizar mais, se alimentar melhor, viajar e etc.

As comemorações de fim de ano são basicamente as mesmas que no Brasil.Visitar os amigos e familiares, participar de festas de virada, alguns trocam presentes, os mais religiosos participam de missas ou cultos a noite e outros vão para Nova Iorque para ver a bola cair e os fogos de artifício na Times Square.

Aqueles que não podem ir a NY, vão ao centro da cidade, onde sempre há decoração de fim de ano, desfiles, música ao vivo. Ah e não podemos esquecer dos fogos.

As comidas de fim de ano geralmente são feijão fradinho com carne de porco cozido das mais diferentes maneiras. O porco simboliza a vontade de se seguir adiante. Mas os pratos podem variar dependendo da origem da família em questão.

Se você gostou desse artigo sobre feriados compartilhe com seus amigos.

E se você quer saber mais sobre dicas, curiosidades em Inglês e dos Estados Unidos a Universidade do Inglês pode te ajudar.

Fale inglês em 40 aulas ou menos usando a nossa metodologia basta clicar aqui e assistir ao vídeo de apresentação…

Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *